Responsabilidade socioambiental

Integração social

– Apoio ao “Lar das Velhinhas”

– Qualidade de vida

– Política anti-tabaco

– Respeito às regras trabalhistas

– Repúdio à contratação de mão-de-obra infantil

– Repúdio ao trabalho escravo

Integração ambiental

– Coleta seletiva de resíduos

– Preservação do meio ambiente

– Redução de impressões

– Uso de papel de rascunho

– Uso racional da água e da energia elétrica

– Utilização de canecas pela equipe

Saúde e segurança ocupacional

– Ambiente de trabalho com ergonomia adequada

– Campanhas para o cuidado da saúde

– Plano de saúde para a equipe

– Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e Programa de Gestão de Riscos (PGR)

Programas do 1RIMC

PQNRND/1RIMC

Objetivo: promover treinamentos e/ou reuniões orientativas com usuários, outros Cartórios ou órgãos públicos, de forma presencial ou on-line, pelo canal do 1RIMC no YouTube ou pela plataforma Minha Sala Virtual, com vistas a: (i) promover a capacitação de agentes públicos parceiros, profissionais e usuários de serviços quanto a matérias de registro de imóveis; (ii) promover ações de regularização imobiliária ou fundiária urbana na área de competência registral do 1RIMC, especialmente, por meio do Projeto “Reurb em Foco”; e (iii) reduzir a emissão de Notas de Exigências, com a maior celeridade e economicidade no registro do Título.

Projeto "Reurb em Foco" do PQNRND/1RIMC

Dentro do PQNRND/1RIMC, desde o ano de 2018, são desenvolvidas ações junto aos Municípios e Loteadores para regularização fundiária urbana (REURB) por meio do Projeto “Reurb em Foco”.

 

Acompanhe as ações do Projeto em nossas redes sociais!

 

O Projeto “Reurb em Foco” do PQNRND/1RIMC possui dois objetivos: por um lado, regularizar os núcleos informais e edificações irregulares, titular os beneficiários e promover a melhora de suas condições urbanísticas e ambientais (objetivos da Reurb do art. 10, I a VII, IX, XI e XII, da Lei n.º 13.465/2017); e, por outro, promover o planejamento e desenvolvimento urbanos, prevenir e desestimular a formação de novos núcleos urbanos informais e desenvolver a cultura de legalidade no registro imobiliário, tanto pela escrituração e registro das transações, quanto pela promoção de registro de loteamentos e desmembramentos de acordo com a Lei n.º 6.766/79 (objetivos da Reurb do art. 10, VIII e X, da Lei n.º 13.465/2017).

Programa Fale com a Registradora

Objetivo: Manter uma canal direto de comunicação dos usuários com a Registradora pelo e-mail registradora@1rimc.com.br ou pelo WhatsApp (38) 99883-3987 (o número anterior (38) 98841-0058 foi desativado a partir de 06/12/2021), ou por atendimento presencial ou por teleconferência, mediante agendamento, pela Registradora,  ou, em sua ausência ou impedimento, sua(s) Substituta(s), para o esclarecimento de dúvidas, sugestões ou reclamações.

 

Programa Explicação de Nota via WhatsApp

Objetivo: Possibilitar que as notas de exigência sejam explicadas por atendimento virtual via WhatsApp (38) 99881-3987; criado no ano de 2019, esse programa permite que o usuário solicite a gravação de áudio com a explicação dos itens da Nota por ele indicada.

 

Programa "O 1RIMC nas redes sociais"

Objetivo: Manter atualizadas as páginas institucionais da Serventia no Facebook, Instagram e LinkedIn, com a publicação de informações de utilidade pública, sobre os serviços prestados ou eventos realizados, com o objetivo de aproximar dos usuários e permitir a melhoria da comunicação institucional.

 

Programa "O 1RIMC explica a exigência"

Objetivo: Disponibilizar, no canal do 1RIMC no YouTube, vídeos curtos para os usuários com a explicação de um determinado item de exigência padrão de Nota, cuja existência será indicada no respectivo item da Nota e que será acessível pelo usuário de qualquer lugar e horário.

 

Programa "1RIMC na sala de aula"

Objetivo: Elaborar e implementar projetos para ministrar cursos de extensão ou organizar seminários destinados a alunos de graduação em direito, inclusive, com a celebração de convênio com as Instituições de Ensino e Núcleos de Prática Jurídica.

Programa Laboratório de Práticas Registrais Imobiliárias (LabPRI)

Objetivo: Permitir a realização de pesquisas e estudos sobre direito registral imobiliário no 1RIMC, com vistas à produção de artigos científicos e modelos de atos, realização de pesquisas empíricas na área e publicação dos conteúdos em mídia impressa e digital

Programa de Incentivo à Formação (PIF)

Objetivo: Incentivar os colaboradores do 1RIMC a aperfeiçoarem-se profissional por meio da participação em cursos de capacitação, cursos de educação superior em todos os níveis, palestras e eventos que diretamente ou indiretamente possam melhorar a capacidade de trabalho do empregado e contribuir para a consecução dos objetivos do 1RIMC.

Programa de Capacitação e Desenvolvimento Profissional (PCDP)

Objetivo: Prover a capacitação e desenvolvimento de competências e habilidades dos colaboradores dentro da Serventia, com vistas a desenvolver liderança e a possibilitar a melhoria contínua.

Programa Rosas para Joaquina

Objetivo: Combater a violência e a discriminação pelo gênero, bem como promover a cultura de respeito integral à mulher. Para saber mais, clique aqui.

Campanha Sinal Vermelho

Como ação do Programa Rosas para Joaquina: pelo respeito integral à mulher, o 1RIMC aderiu à campanha SINAL VERMELHO.
Sinal Vermelho se caracteriza por ser uma campanha silenciosa: com apenas um símbolo – o X feito nas palmas das mãos com batom ou caneta – a mulher em situação de risco pode se fazer entender e ser socorrida. 
A campanha tem como objetivo incentivar denúncias por meio do desenho de um “X” na mão que é exibido ao atendente do Cartório para possibilitar que a vítima receba ajuda e acione as autoridades.
Para saber mais, clique aqui.
Se precisar de ajuda, procure-nos!

Campanhas do 1RIMC

A dignidade da pessoa humana é um fundamento do Estado Democrático de Direito Brasileiro e deve ser respeitada, especialmente, nas relações de trabalho. O 1RIMC combate veementemente o trabalho em condições análogas ao escravo. Para saber mais sobre o tema, acesse http://trabalho.gov.br/fiscalizacao-combate-trabalho-escravo.

O trabalho infantil prejudica o desenvolvimento da criança e, por vezes, impede a realização de direitos como o acesso à saúde e à educação. O 1RIMC repudia o trabalho infantil, o qual somente é autorizado sob a forma de contrato de aprendizagem, após quatorze anos de idade. Para mais informações, acesse: https://smartlabbr.org/trabalhoinfantil/.

A campanha “Agosto Lilás – Mês de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher” busca promover a conscientização sobre a violência de gênero e incentivar a participação ativa dos homens nesse movimento importante. Vamos realizar ações simples e impactantes que podem ser facilmente construídas na rotina diária de todos, criando uma cultura de respeito, igualdade e apoio mútuo.

Os índices de suicídio têm aumentado nos últimos anos e, apesar da complexidade desse fenômeno, é possível preveni-lo. Anualmente, o 1RIMC promove a campanha Setembro Amarelo, para conscientizar a equipe e os usuários sobre como identificar e auxilar pessoas sob risco de suicídio. Para mais informações, acesse: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/suicidio.

O câncer de mama tem cura, especialmente, se descoberto cedo! Anualmente, o 1RIMC promove a campanha Outubro Rosa, para conscientizar a equipe e os usuários sobre a importância de se adotar medidas preventivas. Para mais informações sobre o câncer de mama, acesse: https://saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer-de-mama.

O câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, porém, tem cura, especialmente, se descoberto cedo! Anualmente, o 1RIMC promove a campanha Novembro Azul, para conscientizar a equipe e os usuários sobre a importância de se adotar medidas preventivas. Para mais informações, acesse: http://saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer-de-prostata.

A Campanha Dezembro Vermelho foi instituída no Brasil pela Lei n.º 13.504/2017, como forma de gerar mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Devido à sua importância, o 1RIMC aderiu a essa campanha. Para mais informações, acesse: http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-e-hiv ou https://bvsms.saude.gov.br/dezembro-vermelho-campanha-nacional-de-prevencao-ao-hiv-aids-e-outras-infeccoes-sexualmente-transmissiveis-2/

Doar sangue, é doar vida! É seguro doar sangue mesmo durante a pandemia da COVID-19. No dia 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. Seja um doador(a)! Para mais informações, acesse: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/doacao-de-sangue.

A sustentabilidade e a responsabilidade ambiental são essenciais para a manutenção da qualidade de vida no Planeta Terra e o 1RIMC reconhece a sua relevância como fator de integração e desenvolvimento social. Por esse motivo, adotamos diversas ações voltadas para o uso racional dos recursos naturais (água, energia, resíduos) e preservação do meio ambiente.

Campanha Adote uma Entidade da RARES-NR: O 1RIMC adota o "Lar da Velhinhas".

O 1RIMC promove uma campanha anual de arrecadação de doações para o “Lar das Velhinhas”, que fica aqui pertinho, na Rua Dom João Pimenta, 65 A, no Centro.
Até 2019, era realizado anualmente, também, um lanche da tarde equipe, com visita da equipe do 1RIMC.
Devido à pandemia da COVID-19, não é seguro realizar a visita, contudo, então a cada ano reinventamos novas formas de interagir e auxiliar esta instituição.
Caso queira conhecer mais sobre o “Lar das Velhinhas” e também ajudar, visite https://pt-br.facebook.com/lardasvelhinhas/.,

O 1RIMC e a AGENDA 2030 da ONU

O 1RIMC, conforme o Provimento n.º 85/CNJ/2019, internalizou a Agenda 2030 da ONU.
Fizemos uma página exclusiva para que possa saber tudo sobre como contribuímos para a implementação dos 17 ODS em nossa atuação. Clique aqui para saber mais!
Por sua vez, para conhecer a Agenda 2030 da ONU, clique aqui.
Juntos construiremos um Planeta Terra melhor!

Rolar para cima