Atendimento no 1RIMC

Como parte da Semana de Comemoração aos 150 anos deste Cartório, lançamos, em 11/06/2021, o Manual de Atendimento do 1RIMC, que objetiva orientar o usuário, de forma clara e precisa, e estabelecer um roteiro que contenha os passos a serem seguidos e as informações necessárias para se obter a prestação de serviços de registro imobiliário. Este Manual foi atualizado e disponibilizamos em 04/08/2023 a sua 8ª edição. Conheça nosso Manual de Atendimento!

Como é feito o atendimento presencial?

O horário de atendimento do 1RIMC é de segundas a sextas-feiras, de 09:00h às 12:00h e de 13:00 às 17:00h.

Recomenda-se que, para reduzir o tempo espera e evitar aglomerações, que seja feito o prévio agendamento para o atendimento presencial pelo link https://1rimc.com.br/agendamento/.

Conforme a Portaria da Direção do Foro n.º 102/2022, a partir de 15/08/2022, é facultativo para acesso e permanência na sede do 1RIMC o uso de máscara. Porém, recomendamos que NÃO compareça ao cartório se estiver com algum sintoma de COVID-19. 

Utilize o Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado – SAEC (https://registradores.onr.org.br/) para fazer, sem sair de casa, pedidos de certidão e protocolos.

Como é feito o atendimento virtual?

O atendimento virtual pode ser feito por WhatsApp (áudio ou texto) ou por videoconferência.

Para atendimento via WhatsApp, basta enviar a mensagem ou gravar áudio com a dúvida, que a resposta será dada, no máximo, até o final de expediente do dia útil seguinte.

O atendimento por videoconferência é feito com prévio agendamento (https://1rimc.com.br/agendamento/) e utiliza o Google Meet. Na confirmação do agendamento, é enviado um e-mail com as informações sobre o atendimento e um e-mail do Google Meet com os dados do atendimento. No dia e horário, basta clicar no link, que será aberto em app do celular ou navegador de internet do computador. É possível, se o computador não tiver microfone, ingressar no atendimento com o celular, para falar, e com o computador, se necessário compartilhar a tela.

Utilize os meios de atendimento virtual e fique em casa! 

Caso não tenha acesso ao atendimento virtual, entre em contato conosco pelo telefone e WhatsApp (38) 3214-3987, para que possamos fazer seu agendamento presencial e dar todas as orientações.

 

Roteiro diário de atendimento no 1RIMC

Atendimento virtual - orientações gerais (telefone ou Whatsapp ou e-mail)

Informações gerais sobre: em caso de inexistência de Pedido, prazos, preços de atos simples, tabela de emolumentos, onde encontrar informações no site, utilização obrigatória do SAEC para pedidos online; orientações sobre os tipos de certidões que podem ser solicitadas, documentos necessários para a certidão de usucapião e realização de buscas para indicar o número da matrícula / transcrição / registro auxiliar cuja certidão será requerida via SAEC; se já houve Pedido em andamento, como consultar andamento do pedido no site, informações sobre o status, prazos, existência de nota de exigências, etc. Esse atendimento é feito pelas seguintes modalidades:

– Telefone e WhatsApp (38) 3214-3987;

– E-mail atendimento@1rimc.com.br.

Atendimento eletrônico via Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado - SAEC

Formalização de Protocolo de Títulos (e-Protocolo) e de Pedido de Certidão, além dos serviços de Pesquisa Eletrônica de Bens e Direitos; Matrícula Online; Ofício Eletrônico; e Mandado Judicial Eletrônico.

A utilização do Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado – SAEC é feita pelo site https://registradores.onr.org.br/.

A emissão da certidão de inteiro teor solicitada via SAEC de Matrícula de livro que não seja manuscrito é emitida em até 2 horas de expediente (nesse caso, faça o pagamento por cartão de crédito para que o pedido seja imediatamente enviado ao cartório). A certidão eletrônica possui a mesma validade da certidão impressa, mediante conferência pelo endereço https://registradores.onr.org.br/validacao.aspx.

Atendimento presencial Comum

Atendimento presencial é feito de segundas a sextas-feiras, de 09:00h às 12:00h e de 13:00 às 17:00h, por ordem de chegada, mediante distribuição de senha, ou se preferir, mediante prévio agendamento pelo link https://1rimc.com.br/agendamento/, para os seguintes serviços:

a) Pedido de Busca e Certidão (PBC), feito no atendimento da serventia, com a necessidade de agendamento par a retirada dos serviços prontos (as buscas e certidões não são entregues na hora; caso necessite da emissão de certidão de inteiro teor em até 4h de expediente, solicitar via SAEC (https://registradores.onr.org.br/), com o pagamento por cartão de crédito ou PIX);

b) Protocolo, Reentrada ou Pedido de Exame e Cálculo (PEC), para a prenotação de títulos (sem a análise ou realização de cálculo; caso deseje já pagar os emolumentos e para agilizar, por favor, utilize previamente o atendimento virtual via WhatsApp) ou reentrada de títulos em Protocolos com prenotação vigente (nesse caso, os documentos são desmaterializados – digitalização e aposição de assinatura eletrônica por escrevente) ou solicitação de exame e cálculo, conforme o caso;

c) Retirada (entrega) de pedidos prontos, para retirar os serviços de busca, certidão, Protocolos e PECs, que não tenham sido solicitados via CRI-MG ou SAEC e que não tenham documentos físicos deixados na Serventia;

d) Explicação de Notas de Exigências, mediante prévio agendamento, quando não se prefira fazer pelo atendimento virtual via WhatsApp.

Atenção! No atendimento presencial, não é realizada a análise (qualificação registral) dos documentos apresentados para Protocolo ou reentrada, o que somente é feito internamente, com a emissão de nota de exigências, conforme artigos 756 e 757 do Provimento Conjunto n.º 93/2020/CGJMGTodas as exigências constarão de nota devolutiva ou nota de exame e cálculo, bem como as orientações ou esclarecimentos complementares serão feitos após a emissão desta pelo atendimento virtual ou por meio de atendimento presencial, previamente agendado.

Para reduzir o tempo de espera, o atendimento presencial pode ser feito preferencialmente mediante o prévio agendamento pelo link https://1rimc.com.br/agendamento/. Agende um horário para cada Protocolo e/ou Reentrada ou Pedido de Busca e Certidão. A tolerância de atraso para o horário agendado é de até 5 (cinco) minutos e, caso ultrapassado esse prazo, poderá ser necessário retirar senha para atendimento presencial por fila.

Pré-atendimento virtual – Protocolo e Reentrada (WhatsApp)

Orientações ao usuário sobre como proceder para protocolizar o título; análise prévia simplificada da matrícula, com indicação de eventuais pendências; explicação de notas devolutivas, geração de requerimentos; realização de cálculos; orientações sobe documentos eletrônicos; e esclarecimentos sobre o uso do Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado – SAEC (https://registradores.onr.org.br/). Esse atendimento é feito apenas pelo Whatsapp (38) 99881-3987 e, para sua realização, poderão ser enviadas fotos de documentos e realizadas ligação de voz ou vídeo. Esclarece-se que o atendimento é feito por ordem de chegada das mensagens e as respostas para cada pergunta serão dadas, no máximo, até o final do expediente do dia útil subsequente ao do envio.

Após o pré-atendimento, para reduzir o tempo de espera, agende horário de “Atendimento presencial – Comum” ou Atendimento presencial – Idoso e Grupo de Risco”, serviço “Protocolo / Reentrada” pelo link https://minhaagendavirtual.com.br/agenda/1rimc/presencial ou realize o e-Protocolo via SAEC (https://registradores.onr.org.br/).

Atendimento virtual – Explicação de Nota de Exigências (WhatsApp)

Explicação de dúvidas decorrentes de notas de exigências, após a solicitação pelo usuário, com indicação do número da Nota Devolutiva (ex. ND 99.000/1) e número do(s) item(s) acerca do qual se tem dúvida. Esse atendimento é feito apenas pelo WhatsApp (38) 99881-3987 (o número (38) 98807-3987 foi desativado a partir de 04/12/2021). A explicação será gravada em áudio e enviada até 18:00h do dia útil seguinte ou poderá ser feita ligação de voz ou vídeo. Caso ainda restem dúvidas, após a explicação, basta gravar novo áudio com a dúvida, que ela também será esclarecida até as 18:00h do próximo dia útil.
Atenção! Esse serviço somente é feito após ter sido emitida nota de exigências em pedido de exame e cálculo ou protocolo. 

Atendimento virtual – Oficial ou Substituta
(WhatsApp ou e-mail)

Objetiva esclarecer dúvidas de baixa ou média complexidade sobre notas de exigências; orientações gerais sobre aplicação de legislação (em tese); ouvidoria para reclamações, sugestões e elogios acerca dos serviços do 1RIMC, especialmente, da atuação dos prepostos; recebimento direto de denúncias de violação à ética e conduta profissional, compliance e política de prevenção aos crimes de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, se estas puderem ser identificadas; comunicação com Tabeliães, substitutos e escreventes de Tabelionatos de Notas, para esclarecimentos sobre negócios jurídicos, aditamentos e rerratificações. Em caso de atendimento via WhatsApp, o usuário deve enviar texto ou áudio para a Oficial ou Substituta (não são atendidas ligações, a não ser que previamente isso seja combinado na conversa por texto ou áudio gravado) e a resposta será dada por mensagem escrita / áudio até 18:00h do dia útil seguinte. No atendimento via e-mail, a depender da complexidade, a resposta é dada em até 5 (cinco) dias úteis. Esse atendimento é realizado diretamente pela:

– Oficial Rosiane Rodrigues Vieira, pelo WhatsApp (38) 99883-3987 ou pelo e-mail registradora@1rimc.com.br; ou

– Substituta Luana Caroline Botelho de Araújo ou demais Substitutas, pelo WhatsApp (38) 99920-3987 ou pelo e-mail luanabotelho@1rimc.com.br.

Atenção! NÃO é feita a reanálise de Pedidos ou explicação de Notas ou outros atendimentos de questões complexas, os quais serão feitos por teleconferência. 

Atendimento Comum – Oficial ou Substitutas

Atendimento feito pela Oficial ou Substitutas de forma presencial ou virtual, por meio de videoconferência, mediante prévio agendamento, para esclarecimentos sobre casos complexos, com explicação de Notas de Exigências com questionamentos, reclamações, sugestões para melhoria, explicações complementares do caso; apresentações de soluções para situações de média e alta complexidade técnica, como incorporações, loteamentos, retificações de registro, usucapião, imóveis públicos, etc.; ouvidoria para reclamações, sugestões e elogios acerca dos serviços do 1RIMC, especialmente, da atuação dos prepostos; recebimento direto de denúncias, se estas puderem ser identificadas, de violação à ética e conduta profissional, compliance e política de prevenção aos crimes de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, etc.; situações que demandam sigilo na conversa, falsificações, assuntos a bem do serviço público envolvido e proteção do patrimônio público, dentre outros casos que justifiquem, desde que se opte pelo agendamento. O agendamento é feito diretamente pelo link https://minhaagendavirtual.com.br/agenda/1rimc/oficial-substitutas.

Atenção! NÃO é feita análise documental com indicação de exigências, de modo que se recomenda prévia apresentação dos documentos sob a forma de Protocolo ou Pedido de Exame e Cálculo.

Atendimento Especial para protocolos com notas devolutivas reiteradas, feito pela Oficial ou Substitutas

Atendimento realizado pela Oficial ou Substitutas, por iniciativa do cartório, por meio de ligação telefônica ou WhatsApp e, se necessário, agendamento de atendimento presencial ou por videoconferência. Após análise de relatório de notas emitidas no mês, é feito contato com o usuário, via telefone ou WhatsApp ou e-mail, para verificar se é necessário auxílio adicional para o atendimento das exigências de notas devolutivas reiteradas. Objetiva-se apoiar, acompanhar e (re)orientar o usuário acerca de como proceder para obter a solução mais rápida do caso, com a realização do registro. Verificada a necessidade, o 1RIMC efetua o agendamento e envia as informações de como será feito o atendimento virtual para o usuário via e-mail.

Atendimento Especial para empreendimentos com incorporação imobiliária e loteamento, feito pela Oficial ou Substitutas

Atendimento realizado pela Oficial ou Substitutas de forma virtual ou presencial, mediante prévio agendamento, a pedido de empreendedor, para orientações prévias sobre a regularização da Matrícula do imóvel, lista de documentos necessários, procedimento, etc., com vistas a evitar a emissão de Notas Devolutivas quanto os Títulos forem apresentados a registro. Para agendar o atendimento, acesse diretamente o link https://minhaagendavirtual.com.br/agenda/1rimc/oficial-substitutas.

Ouvidoria - Reclamações e denúncias

Denúncias de ética e compliance

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