Política Permanente de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Equidade de Gênero
O 1RIMC implementa ações do Programa Rosas para Joaquina: pelo respeito integral à mulheres desde 2019 e, a partir de novembro/2024, teremos uma Política Permanente de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Equidade de Gênero, com o objetivo de contribuir para o fim da violência contra a mulher, equidade de gênero e empoderamento feminino, de forma articulada com a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Adotamos uma política de tolerância zero a qualquer forma de assédio ou preconceito. Se você for mulher e precisar de ajuda, denuncie! Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher.
Somos Cartório Parceiro do programa “Rosas para Joaquina: pelo respeito integral à mulher” do Instituto Roseiral! Este Programa que nasceu aqui no Ofício do 1º Registro de Imóveis de Montes Claros-MG (1RIMC) em 2019 e foi idealizado e implementado pela Oficial do , Rosiane Rodrigues Vieira, e pelo filho da Joaquina, professor universitário e advogado, Eduardo Vinícius Pereira Barbosa.
Graças à participação de toda e equipe do 1RIMC, de cartórios da Comarca de Montes Claros e do Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais (CORI-MG), o Programa Rosas para Joaquina cresceu e agora transformou-se numa ação nacional! O 1RIMC, antes como idealizar e agora como parceiro, mantém-se comprometido com o enfrentamento da violência contra a mulher, promoção da equidade de gênero e empoderamento feminino, conforme Provimento n.º 147/CNJ/2023. Vamos atuar juntos por esta causa! Conheça mais o Programa e o Instituto pelas redes sociais (@rosasparajoaquina e @instituto_roseiral) e seja voluntário(a)! Cada parceiro(a), apoiador(a), voluntário(a), bebê, criança, adolescente, idoso(a), mulher ou homem beneficiados são rosas desses roseiral que pretendemos cultivar juntos no Brasil!
Campanha Sinal Vermelho
Como ação da Política Permanente de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Equidade de Gênero do 1RIMC e do Programa Rosas para Joaquina: pelo respeito integral à mulher, desde 01/12/2021, o 1RIMC, por meio da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), aderiu à campanha SINAL VERMELHO, promovida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O Sinal Vermelho se caracteriza por ser uma campanha silenciosa: com apenas um símbolo – o X feito nas palmas das mãos com batom ou caneta – a mulher em situação de risco pode se fazer entender e ser socorrida. A mulher que precisar de ajuda pode denunciar por meio do desenho de um “X” na mão que é exibido ao atendente do Cartório, que aciona o serviço de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD) da Polícia Militar para ajudá-la. Para saber mais, clique aqui.
Se precisar de ajuda, Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) ou procure-nos!
Campanha Adote uma Entidade da RARES-NR
O 1RIMC adota o “Lar das Velhinhas”, que fica aqui pertinho, na Rua Dom João Pimenta, 65 A, no Centro de Montes Claros, e promove, pelo menos, uma campanha anual de arrecadação de doações para esta instituição.
Caso queira conhecer mais sobre o “Lar das Velhinhas” e também ajudar, visite https://pt-br.facebook.com/lardasvelhinhas/.,
O 1RIMC e a AGENDA 2030 da ONU
A Agenda 2030 da ONU definiu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas universais construídos com a participação de diversos países, e possui propósitos ambiciosos e transformadores, com grande foco nas pessoas mais vulneráveis.
Devido a esse compromisso internacional de tal porte, o Poder Judiciário e as serventias extrajudiciais estão atuando conjuntamente para alcançar esse desafio mundial.
O 1RIMC acredita nesse propósito e, conforme o Provimento n.º 85/CNJ/2019, internalizou a Agenda 2030 da ONU, em seus atos normativos, programas e ações.
Conheça a seguir como contribuímos para a implementação dos 17 ODS em nossa atuação. Por sua vez, para conhecer a Agenda 2030 da ONU, clique aqui. Juntos construiremos um Planeta Terra melhor!