Atendimento no 1RIMC

Como parte da Semana de Comemoração aos 150 anos deste Cartório, lançamos, em 11/06/2021, o Manual de Atendimento do 1RIMC, que objetiva orientar o usuário, de forma clara e precisa, e estabelecer um roteiro que contenha os passos a serem seguidos e as informações necessárias para se obter a prestação de serviços de registro imobiliário. Conheça nosso Manual de Atendimento!

O atendimento presencial continua, com as restrições abaixo.

Para atendimento da Portaria Conjunta n.º 1.025/2020/PR e da Portaria da Direção do Foro n.º 111 / 2021 – TJMG 1ª/MCL – COMARCA/MCL – DIREÇÃO DO FORO/MCL – DIREÇÃO DO FORO-EXTRAJUD, o atendimento presencial nesta Serventia é realizado de forma controlada e, preferencialmente, por prévio agendamento pelo link https://www.minhaagendavirtual.com.br/1rimc .
No atendimento presencial, serão atendidas medidas rígidas de precaução ao contágio pelo novo Coronavírus (Sars-Cov-2).

Utilize a Central de Registro de Imóveis Eletrônico do Estado de Minas Gerais – CRI-MG (https://www.crimg.com.br/#/) para fazer, sem sair de casa, pedidos de certidão e protocolos.

 

 

Como está sendo feito o atendimento presencial no 1RIMC?

O horário de atendimento do 1RIMC é de segundas a sextas-feiras, de 09:00h às 12:00h e de 13:00 às 17:00h, de forma controlada  com atendimento de todas as medidas de prevenção à COVID-19.

Recomenda-se que, para evitar espera e aglomerações, que seja feito o prévio agendamento para o atendimento presencial pelo link https://www.minhaagendavirtual.com.br/agendamentos/n ovo/1rimc,

Ademais, o atendimento também é realizado de modo virtual pelo uso da  Central de Registro de Imóveis Eletrônico do Estado de Minas Gerais – CRI-MG (https://www.crimg.com.br/#/) ou por atendimento virtual diretamente na serventia, conforme serviços e canais especificados abaixo.

EVITE comparecer ao cartório sem prévio agendamento, e não compareça se estiver com algum sintoma de COVID-19 e/ou sem a utilização de máscaras.

Como é feito o atendimento virtual?

O atendimento virtual pode ser feito por videoconferência ou por WhatsApp.

O atendimento por videoconferência é feito com prévio agendamento (https://1rimc.com.br/agendamento/) e utiliza o Google Meet. Na confirmação do agendamento, é enviado um e-mail com as informações sobre o atendimento e um e-mail do Google Meet com os dados do atendimento. No dia e horário, basta clicar no link, que será aberto em app do celular ou navegador de internet do computador. É possível, se o computador não tiver microfone, ingressar no atendimento com o celular, para falar, e com o computador, se necessário compartilhar a tela.

Utilize os meios de atendimento virtual e fique em casa! 

Acostumar-se a essa nova rotina, exige esforço no início, mas vale a pena! O afastamento social é a melhor medida de prevenção ao COVID-19.

Caso não tenha acesso ao atendimento virtual, entre em contato conosco pelo telefone e WhatsApp (38) 3214-3987, para que possamos fazer seu agendamento presencial e dar todas as orientações.

Como é feito o atendimento presencial?

Para o atendimento presencial é recomendado o prévio agendamento pelo link https://www.minhaagendavirtual.com.br/agendamentos/novo/1rimc ou, caso se tenha dificuldades com a utilização de internet, pelo nosso telefone e WhatsApp (38) 3214-3987.

Há horários na primeira hora do dia reservados para o atendimento presencial de pessoas que, por meio de documento ou autodeclaração, demonstrem: I – possuir idade igual ou superior a sessenta anos; II – ser portador de doença crônica, tais como diabetes, hipertensão, cardiopatias, doenças respiratórias, pacientes oncológicos e imunossuprimidos; III – ser gestante ou lactante.

Para utilizar o atendimento presencial, não compareça acompanhado (para manter o distanciamento dentro da Serventia, somente será permitida a entrada de uma pessoa)! Chegue apenas no horário agendado, mantenha distância de pelo menos 2 metros de outras pessoas que possam estar na rua ou no atendimento, utilize máscara, evite tocar o rosto com as mãos e higienize suas mão com álcool em gel ou água e sabão com frequência.

Atenção! É OBRIGATÓRIO O USO DE MÁSCARA PELO USUÁRIO para entrar ou permanecer no cartório. É PROIBIDO retirar a máscara dentro do cartório.

Roteiro diário de atendimento no 1RIMC

Atendimento virtual - orientações gerais (telefone ou Whatsapp ou e-mail)

Informações gerais sobre: em caso de inexistência de Pedido, prazos, preços de atos simples, tabela de emolumentos, onde encontrar informações no site, utilização obrigatória da CRIMG para pedidos online; orientações sobre os tipos de certidões que podem ser solicitadas, documentos necessários para a certidão de usucapião e realização de buscas para indicar o número da matrícula / transcrição / registro auxiliar cuja certidão será requerida via CRI-MG; se já houve Pedido em andamento, como consultar andamento do pedido no site, informações sobre o status, prazos, existência de nota de exigências, etc. Esse atendimento é feito pelas seguintes modalidades:

– Telefone e WhatsApp (38) 3214-3987;

– E-mail atendimento@1rimc.com.br.

Atendimento eletrônico via Central de Registro de Imóveis Eletrônico do Estado de Minas Gerais - CRI-MG

Formalização de Protocolo de Títulos (e-Protocolo) e de Pedido de Certidão, além dos serviços de Pesquisa Eletrônica de Bens e Direitos; Matrícula Online; Ofício Eletrônico; e Mandado Judicial Eletrônico.

A utilização da CRI-MG é feita pelo site https://www.crimg.com.br/#/.

A emissão da certidão de inteiro teor solicitada via CRI-MG de Matrícula de livro que não seja manuscrito é emitida em até 2 horas de expediente (nesse caso, faça o pagamento por cartão de crédito para que o pedido seja imediatamente enviado ao cartório). A certidão eletrônica possui a mesma validade da certidão impressa, mediante conferência pelo endereço https://www.crimg.com.br/#/validacao-de-certidao#topo.

 

Atendimento presencial Comum ou Idoso ou Grupo de Risco - Serviços de Pedido de Busca e Certidão, Protocolo, Reentrada, Pedido de Exame e Cálculo, Retirada de Pedidos Prontos ou Explicação de Nota (recomendado o prévio agendamento)

Atendimento presencial, preferencialmente, mediante prévio agendamento pelo link https://minhaagendavirtual.com.br/agendamentos/novo/1rimc, para os seguintes serviços:

a) Pedido de Busca e Certidão, feito no atendimento da serventia, com a necessidade de agendamento par a retirada dos serviços prontos (as buscas e certidões não são entregues na hora; caso necessite da emissão de certidão de inteiro teor em até 2h de expediente, solicitar via CRI-MG, com o pagamento por cartão de crédito); 

b) Protocolo, Reentrada ou Pedido de Exame e Cálculo, para a prenotação de títulos (sem a análise ou realização de cálculo; caso deseje já pagar os emolumentos, favor, utilizar previamente o atendimento virtual via WhatsApp) ou reentrada de títulos em Protocolos com prenotação vigente (nesse caso, os documentos são desmaterializados – digitalização e aposição de assinatura eletrônica por escrevente) ou solicitação de exame e cálculo, conforme o caso; e

c) Retirada (entrega) de pedidos prontos, que não tenham sido solicitados via CRI-MG. 

Atenção! No atendimento presencial, somente há a formalização de pedidos de busca e certidão, prenotação de títulos (sem a qualificação registral e cálculo, os quais constarão da nota de exigências), entrega de títulos para reentrada em Protocolos com prenotação vigente ou formalização de pedido de exame e cálculo. Todas as exigências constarão de nota devolutiva ou nota de exame e cálculo, bem como as orientações ou esclarecimentos complementares serão feitos, preferencialmente, pelo atendimento virtual, conforme opções indicadas nessa página. 

Para efeitos de atendimento das medidas de prevenção à COVID-19 (distanciamento e não aglomeração), o atendimento presencial é feito preferencialmente mediante o prévio agendamento pelo link https://minhaagendavirtual.com.br/agendamentos/novo/1rimc. Agende um horário para cada Protocolo e/ou Reentrada ou Pedido de Busca e Certidão. A tolerância de atraso para o horário agendado é de até 5 (cinco) minutos e, caso ultrapassado esse prazo, poderá ser necessário agendar novo horário ou retirar senha para atendimento presencial por fila. 

Em caso urgente, se precisar antecipar o agendamento em relação às datas previstas no site e para evitar filas, entrar em contato com a serventia pelo telefone ou WhatsApp (38) 3214-3987 para verificar essa possibilidade. 

Nesse atendimento, há horários especiais para atendimento de IDOSO e GRUPO DE RISCO, conforme artigo 3º do Decreto Municipal n.º 4.046, de 20/05/2020 (Horário exclusivo para atendimento presencial de pessoas que, por meio de documento ou autodeclaração, demonstrem: I – possuir idade igual ou superior a sessenta anos; II – ser portador de doença crônica, tais como diabetes, hipertensão, cardiopatias, doenças respiratórias, pacientes oncológicos e imunossuprimidos; III – ser gestante ou lactante.).

Pré-atendimento virtual – Protocolo e Reentrada (WhatsApp)

Orientações ao usuário sobre como proceder para protocolizar o título; análise prévia simplificada da matrícula, com indicação de eventuais pendências; explicação de notas devolutivas, geração de requerimentos; realização de cálculos; orientações sobe documentos eletrônicos; e esclarecimentos sobre o uso da CRIM-MG (https://www.crimg.com.br/#/). Esse atendimento é feito apenas pelo Whatsapp (38) 99881-3987 e, para sua realização, poderão ser enviadas fotos de documentos e realizadas ligação de voz ou vídeo. Esclarece-se que o atendimento é feito por ordem de chegada das mensagens e as respostas para cada pergunta serão dadas, no máximo, até o final do expediente do dia útil subsequente ao do envio.

Após o pré-atendimento, agende horário de “Atendimento presencial – Comum” ou Atendimento presencial – Idoso e Grupo de Risco”, serviço “Protocolo / Reentrada” pelo link https://minhaagendavirtual.com.br/agendamentos/novo/1rimc ou realize o e-Protocolo via CRI-MG (https://www.crimg.com.br/#/).

Atendimento virtual – Explicação de Nota de Exigências (WhatsApp)

Explicação de dúvidas decorrentes de notas de exigências, após a solicitação pelo usuário, com indicação do número da Nota Devolutiva (ex. ND 99.000/1) e número do(s) item(s) acerca do qual se tem dúvida. Esse atendimento é feito apenas pelo WhatsApp (38) 98807-3987. A explicação será gravada em áudio e enviada até 18:00h do dia útil seguinte ou poderá ser feita ligação de voz ou vídeo. Caso ainda restem dúvidas, após a explicação, basta gravar novo áudio com a dúvida, que ela também será esclarecida até as 18:00h do próximo dia útil.
Atenção! Esse serviço somente é feito após ter sido emitida nota de exigências em pedido de exame e cálculo ou protocolo. Caso precise de orientações gerais sobre como registrar seu título, utilizar o Pré-atendimento virtual – Pedido de Exame e Cálculo, Protocolo ou Reentrada  pelo WhatsApp 38 99881-3987

Atendimento virtual – Oficial ou Substituta
(WhatsApp ou e-mail)

Objetiva esclarecer dúvidas de baixa ou média complexidade sobre notas de exigências; orientações gerais sobre aplicação de legislação (em tese); ouvidoria para reclamações, sugestões e elogios acerca dos serviços do 1RIMC, especialmente, da atuação dos prepostos; recebimento direto de denúncias de violação à ética e conduta profissional, compliance e política de prevenção aos crimes de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, se estas puderem ser identificadas; comunicação com Tabeliães, substitutos e escreventes de Tabelionatos de Notas, para esclarecimentos sobre negócios jurídicos, aditamentos e rerratificações. Em caso de atendimento via WhatsApp, o usuário deve enviar texto ou áudio para a Oficial ou Substituta (não são atendidas ligações, a não ser que previamente isso seja combinado na conversa por texto ou áudio gravado) e a resposta será dada por mensagem escrita / áudio até 18:00h do dia útil seguinte. No atendimento via e-mail, a depender da complexidade, a resposta é dada em até 5 (cinco) dias úteis. Esse atendimento é realizado diretamente pela:

– Oficial Rosiane Rodrigues Vieira, pelo WhatsApp (38) 98841-0058 ou pelo e-mail registradora@1rimc.com.br; ou

– Substituta Luana Caroline Botelho de Araújo, pelo WhatsApp (38) 99920-3987 ou pelo e-mail luanabotelho@1rimc.com.br.

Atenção! NÃO é feita a reanálise de Pedidos ou explicação de Notas ou outros atendimentos de questões complexas, os quais serão feitos por teleconferência. 

Atendimento – Oficial ou Substitutas

Atendimento feito pela Oficial ou Substitutas, preferencialmente por meio de teleconferência, mediante prévio agendamento, para esclarecimentos sobre casos complexos, com explicação de Notas de Exigências com questionamentos, reclamações, sugestões para melhoria, explicações complementares do caso; apresentações de soluções para situações de média e alta complexidade técnica, como incorporações, loteamentos, retificações de registro, usucapião, imóveis públicos, etc.; ouvidoria para reclamações, sugestões e elogios acerca dos serviços do 1RIMC, especialmente, da atuação dos prepostos; recebimento direto de denúncias, se estas puderem ser identificadas, de violação à ética e conduta profissional, compliance e política de prevenção aos crimes de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, etc.; situações que demandam sigilo na conversa, falsificações, assuntos a bem do serviço público envolvido e proteção do patrimônio público, dentre outros casos que justifiquem, desde que se opte pelo agendamento. O agendamento é feito pelo link https://minhaagendavirtual.com.br/agendamentos/incluir/1rimc/1974475A.

Atenção! NÃO é feita análise documental com indicação de exigências, de modo que se recomenda prévia apresentação dos documentos sob a forma de Protocolo ou Pedido de Exame e Cálculo.

Atendimento Especial para protocolos com notas devolutivas reiteradas, feito pela Oficial ou Substitutas

Atendimento realizado pela Oficial ou Substitutas, preferencialmente por meio de teleconferência, após o agendamento feito  por iniciativa do Cartório. Após análise de relatório de notas emitidas no mês, é feito contato com o usuário, via telefone ou whatsapp ou e-mail, para verificar se é necessário auxílio adicional para o atendimento das exigências de notas devolutivas reiteradas. Objetiva-se apoiar, acompanhar e (re)orientar o usuário acerca de como proceder para obter a solução mais rápida do caso, com a realização do registro. Verificada a necessidade, o 1RIMC efetua o agendamento e envia as informações de como será feito o atendimento virtual para o usuário via e-mail.

Atendimento Especial para empreendimentos com incorporação imobiliária e loteamento, feito pela Oficial ou Substitutas (teleconferência)

Atendimento realizado pela Oficial ou Substitutas, preferencialmente mediante prévio agendamento, a pedido de empreendedor, para orientações prévias sobre a regularização da Matrícula do imóvel, lista de documentos necessários, procedimento, etc., com vistas a evitar a emissão de Notas Devolutivas quanto os Títulos forem apresentados a registro. Para agendar o atendimento, acesse o link https://minhaagendavirtual.com.br/agendamentos/incluir/1rimc/1974475A.

Regras legais sobre medidas de prevenção ao novo coronavírus no atendimento presencial em cartórios

AVISO Nº 31/CGJ/2020. No 1RIMC, adotamos as seguintes medidas no atendimento presencial: a) intercalar as cadeiras de espera com espaço mínimo de 2 (dois) metros entre um usuário e outro; b.2) limitar a entrada de pessoas nas áreas de atendimento, evitando aglomerações, ficando recomendado que se faça uma triagem do lado fora do cartório e, quando possível, que seja orientado o usuário a deixar a documentação para posterior retirada; b.3) marcar uma faixa de segurança a uma distância de 1,5 (um e meio) metro nas áreas de atendimento entre o usuário e o atendente; b.4) orientar os usuários sobre a possibilidade de realizar atos em diligência; b.5) disponibilizar álcool em gel, luvas e máscaras para os atendentes que tenham contato com documentos em papel e com o público; b.6) disponibilizar álcool em gel em local de fácil acesso para os usuários; b.7) higienizar rotineiramente as máquinas e objetos, canetas e outros materiais de constante contato com os usuários.

Decreto Municipal n.º 4.046, de 20/05/2020. Art. 16 – Respeitando a autonomia constitucional, bem como a responsabilidade concorrente na preservação da saúde, o funcionamento dos serviços públicos será regulado pelo próprio ente federativo responsável pela prestação dos serviços, ficando assegurada a obrigatoriedade de utilização de máscaras, cobrindo boca e nariz, por servidores e pessoas atendidas, bem como o cumprimento de medidas de higiene que minimizem a propagação do agente Novo Coronavírus – SARS-COV-2.

 

Colabore para o atendimento dessas regras!

Em caso de dúvidas, consulte https://www.saude.mg.gov.br/coronavirus ou https://coronavirus.saude.gov.br/.

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